Por que investir em ERP?
Entre as mudanças mais palpáveis que um ERP propicia a uma empresa, sem dúvida, estão a confiabilidade dos dados, a possibilidade de um controle mais preciso e a redução de retrabalho.
Estes itens representam subsídio fundamental no sólido desenvolvimento da empresa.
Levando-se em conta ainda aspectos da atualidade tais como: maior rigidez nas obrigações tributárias, crescimento da concorrência internacional, valorização da mão de obra, etc
Completo para para Gestão da Sua Empresa
Neste quadro o comprometimento de todos os níveis de funcionários e colaboradores é muito importante. São eles os responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos e integração do ERP e que fazem com que a empresa possa interagir. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real.
Objetivos e Vantagens do Sistema ERP
O objetivo principal do ERP é desfazer a complexidade do acompanhamento de todos os processos na vida da empresa. Seja produção, vendas, faturamento, finanças, obrigações legais ou mesmo a parte humana, a empresa tem mais subsídios para se planejar, diminuir gastos e repensar os controles e a cadeia de produção.
Um bom exemplo de como o ERP revoluciona uma empresa, encontramos quando esta, ao melhorar a administração da produção, investimento, infraestrutura ou logística, podem ser repensados, adiados, substituídos, ou simplesmente abandonados. Neste caso, ao controlar e entender melhor todas as etapas que levam um produto final, a empresa pode chegar ao ponto de produzir de uma forma inteligente, rápida e otimizada.
A Importância das Informações Integradas
A tomada de decisões também ganha uma outra dinâmica. Vamos considerar uma empresa que por alguma razão, precise modificar aspectos da fabricação de um dos seus produtos. Com o ERP, todas as áreas corporativas são informadas e se preparam de forma integrada para o evento, das compras à produção, passando pelo almoxarifado e chegando até mesmo a área de marketing, que pode até mudar campanhas publicitárias.
Tudo realizado em muito menos tempo do que seria possível sem a presença do sistema. É simples encontrarmos exemplos diversos de empresas que conseguiram reduzir o tempo entre o pedido e a entrega de seu produto, aumentando a eficiência e reduzindo as reservas de insumos.